segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto Soletrando 2012


Escola Municipal Faria

“ Trabalhamos em busca de uma educação crítica e libertadora”



PROJETO SOLETRANDO



Tema: Regras ortográficas

Período: 02 de maio a 01 de junho de 2012

Duração: 30 dias

Público: Alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Descrição: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à regras ortográficas.

Problemática: A Deficiência ortográfica

Justificativa

A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens e devemos estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.

Pois, nossa língua portuguesa é regida pela gramática, com suas regras que nos confunde pela semelhança de letras e quantidades de acentos. Na sociedade em que vivemos tão diversificadas é obrigação da escola apresentar todas as regras sendo necessárias atividades que estimulem o uso correto das palavras, através do estímulo à leitura. Sendo assim preparamos essa gincana de soletração de palavras de maneira divertida e competitiva, instigando nossos aprendentes.

Objetivo Geral

 Incentivar e ampliar o vocabulário através de uma competição saudável, despertando o interesse pela escrita.

Objetivos específicos

 Escrever de acordo com o nosso acordo ortográfico vigente;

 Aumentar o vocabulário;

 Despertar o incentivo pela escrita correta;

 Fazer com que os alunos tenham mais facilidades na grafia correta das palavras;

 Treinar e fixar a ortografia de algumas palavras;

 Ampliar os conhecimentos, como grafar e acentuar as palavras;



Metodologia

      A grafia das palavras na língua portuguesa não é muito simples e precisamos de estudo para memorizá-la e entendê-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização é a melhor maneira de fazer com que nosso alunado escreva melhor. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual que é o bom hábito de leitura. Devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso se faz necessário que os alunos escrevam e falem corretamente, então através do estudo de palavras se motivará a escrita correta sem perceber, pois estarão brincando.

Regulamento

 A gincana soletração será uma competição entre os alunos por turma da Escola Municipal Faria.

 O banco de palavras deverá conter em torno de 50 palavras para o 5º ano 40 palavras para o 4º ano 30 palavras para o 3º ano e 20 palavras para o 2º e 1º ano e jardim II conforme o nível da sala, e deverá ser entregue aos alunos participantes para que possam estudar em casa.

 A 1º fase será realizada na sala, onde haverá a participação de todos os alunos, sendo eliminados os que errarem e escolhidos os 05 melhores de cada sala para confronto entre si na última semana.

 Na disputa entre os 05 melhores terá 02 rodadas com 03 palavras e se persistir o empate todos serão premiados.

 Deverá ser realizado sorteio para definir quem irá soletrar, para não haver nenhum tipo de privilégio entre os candidatos

 As palavras deverão ser pronunciadas de acordo com a marcação do dicionário.

 Na competição oral, depois do organizador pronunciar a palavra para o concorrente, ele deve ser encorajado a pronunciá-la também, antes e depois da soletração.

 O concorrente poderá pedir para o organizador pronunciar a palavra novamente.

 Depois que o concorrente começar a soletrar, ele poderá parar e começar de novo, retomando a palavra do começo. Porém, quando ele recomeçar, a seqüência de letras que ele já havia dito não poderá ser modificada. Se ele modificar alguma letra, será automaticamente considerada errada a soletração e ele estará eliminado.

 Se a palavra a soletrar tiver acento, hífen, ou qualquer outro sinal gráfico o participante terá que dizê-lo. (Imediatamente antes, ou imediatamente depois da letra acentuada). Se não disser, a soletração será considerada errada e ele estará eliminado.

 O organizador terá o controle da competição. Na eventual necessidade de uma decisão devera ser tomada junto com o grupo gestor.



 Do Tempo de Soletração:



 1) O concorrente deverá soletrar a palavra em, no máximo, 2 minutos, tempo que começará a valer quando o organizador pronunciar a palavra.

 2) Se, aos 30 segundos de terminar o tempo, o concorrente ainda não tiver começado a soletrar, o organizador deverá avisá-lo oralmente que ele está entrando no Tempo Final.



 3) Se o candidato começar a soletrar a palavra ao ouvir o alerta de que os 2 minutos estão expirando, o organizador deverá deixar que o candidato complete a soletração, desde que ele faça isso num ritmo razoável.



Premiação

A premiação será com medalhas para os vencedores;

Recursos Humanos

 Alunos, professores e equipe administrativa.

Recursos Materiais

 Dicionários, cartolina, tesoura, pincel anatômico, livros, caixa amplificada, microfone, máquina digital, e outros.

Avaliação

          Será realizada de acordo com o desenvolvimento e envolvimento nas atividades e por meio de análise dos resultados obtidos através de relatório.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário